Como projetar a instalar telas de projeção em ambientes de home theater e outros

 

Como projetar a instalar telas de projeção em ambientes de home theater e outros

 

Para objetivar o artigo aos diversos interesses de leitura e assimilação editaremos em três etapas:

  • Solução pronta para clientes e interessados.
  • Conceito para revendedores, técnicos e instaladores. (segunda edição e publicação)
  • Informações para fabricantes, projetistas, engenheiros e arquitetos. (terceira edição e publicação)

 

1º Etapa:     Solução pronta para clientes e interessados:

A visão é conjuntamente com a audição são exigidos para a recepção da informação no home theater, e nisto, relativo aos movimentos dos olhos para a visualização da imagem e os detalhes, devem ser preservados ao máximo para um conforto no sentido de menor estresse de movimentos. Isto se efetua através do correto enquadramento da imagem na distancia da audiência, e pode ser verificado em detalhes técnicos e fisiológicos na “tese do conforto visual…”, na respectiva página do blog deste site.

De outro a audição igualmente deve ter seu correto posicionamento relativo às fontes sonoras (caixas de som), o que abordaremos no segundo e próximo artigo.

A tela de projeção fornece o resultado de imagem a partir do projeto, portando o projetor tem uma grande influência na qualidade final, não somente pela pelos requisitos técnicos como também pela versatilidade de lentes, com ajustes para foco e zoom.

Se você já tem o projetor, ou se ainda vai adquirir, indicamos o site projectorcentral.com onde no link “calculador pro”, seleciona-se o fabricante, marca; modelo, e podemos simular os controles de zoom e foco do projetor virtualmente, e com isto podemos verificar se o projetor escolhido irá atender às suas necessidades técnicas nas condições básicas.

Atualmente os projetores indicados para home theater são HD (high definition), qualidade de imagem com 1080 x 1920 pixels, no padrão de imagem 16/9, ou 1:1, 77.  A tela de projeção receberá a partir do projetor a imagem numa proporção de 16 partes na largura por 9 partes em altura, ou dito de outra forma, se a tela tiver um metro de altura, terá respectivamente 1,77 metros de largura. A tela de projeção possui uma borda preta em todos os lados, limitando a área visual, e na parte superior uma parte maior e ajustável de acordo com a necessidade de altura da tela no ambiente, em conformidade com a imagem projetada.

Existem ainda dois formatos principais utilizados em projetores, ou na fonte de imagem DVD. O formato 4/3, ou 1: 1,33, respectivamente para a altura de um metro, a imagem terá 1,33 metros de largura, sendo que este é o formato do antigo sistema de transmissão de televisão, pouco utilizado atualmente, ou utilizado quando da escolha do projeto para salas de reunião coorporativas. O outro é conhecido como Panavision, ou 1: 2,35, quando a tela tem um metro de altura, terão respectivamente 2,35 metros de largura. Este formato é muito utilizado pelos diretores nas atuais produções, porem os cinemas públicos tem uma tela padrão 16/9, por isso, neste formato na projeção, temos uma faixa escura acima e abaixo, pois a imagem é enquadrada pelo comprimento.

 

Como instalar tela projecao 1

 

Neste interim para completar as informações, as telas são medidas pela diagonal, em polegadas, indicando-se o formato ou padrão de imagem. Ex.: Tela de 92 pol. no formato HD terá para projeção de área visual, 1,14 metros de altura por 2,03 metros de largura.

 

Como instalar tela projecao 2

 

As telas são feitas de materiais vinílicos, que podem ser branco fosco (matte White), cinza (grey), ou até levemente brilhosas. Para entender e escolher o tipo de superfície da tela ideal, entendemos que o projetor somente projeta luz e cor, ou seja, o preto na tela é a ausência de projeção naquele ponto, ou pixel. A tela reflete estes pixels a partir do projetor, ou no caso do preto, fica sendo refletida apenas a luz do ambiente, por isso numa tela branca, é indicado um controle de luz no ambiente devidamente focalizada para não interferir na imagem, ou no contraste sobre a tela.

Já a tela cinza absorve tanto a luz do projetor como também a luz do ambiente, isto gera um contraste subjetivo, ou a impressão que os pontos pretos ficam mais pretos, ou maior contraste na projeção, mesmo que se tenha luz ambiente suave.

Por outro lado a tela levemente reflexiva aumenta relativamente a brilho da projeção, porém também diminui o contraste (ponto preto), são mais indicadas para ambientes públicos, iluminados, para merchandising.

Para a projeção 3D, nos projetores domésticos, é utilizado os óculos IR, mais comuns às telas brancas. Estas informações são básicas, e sempre é aconselhável para a instalação contratar o projeto, ou técnico instalador, geralmente presente nas revendas especializadas.

Consideramos as telas para o home theater como motorizadas e tensionadas, caracterizadas com as cordas laterais, gerando planicidade, para que a imagem não fique distorcida pelas irregularidades, como acontece na tela não tencionada. Existem tecnologias em telas tencionadas sem cordas laterais para aqueles que não gostam desta estética as quais descreveremos na 2º e próxima etapa.

Estas informações básicas e preliminares formam a base para o preenchimento da planilha que segue, onde teremos o resultado de informações necessárias para compor a tela ideal para sua sala de cinema particular.

 

 

As informações de resultado da planilha calculadora podem ser analisadas de seguinte forma:

  • A medida referente a distancia entre a tela, e a média da audiência dentro do ambiente do home theater, deve ser metros e colocada na planilha calculadora abaixo do quadro de indicação “distancia visual”.
  • A planilha apresentará com este dado, três tamanhos de telas, uma para cada formato, indicando abaixo do formato (“SC – 2,35”; “HD – 1,77”; “SD – 1,33”) respectivamente, a medida da altura; largura; e as polegadas diagonais.
  • Observe que a indicação “área visual” é informada em metros quadrados, e todas as telas tem a mesma área, a peculiaridade desta informação (*4) na sequencia.
  • No quadro “ambiência” tem-se uma área indicadas em metros quadrados, a peculiaridade desta leia (*5) na sequencia.

(Obs.: Esta tabela é básica, sendo que na 2º etapa para técnicos teremos uma tabela mais detalhada específica para projetos.).

*4 – O entendimento técnico ou científico desta informação está na tese, porém para a simplificação da informação a clientes e interessados, segue a razão:

Aquilo que vemos numa imagem é a informação visual, e esta está dentro de uma área com altura e largura, ou seja, uma área em metros quadrados. Observe no exemplo da planilha já preenchido com distancia visual de “3,25 metros”: temos como resultado no formato HD, uma tela com 92 polegadas diagonal, e necessitamos para manter o conforto visual a mesma quantidade de informação em qualquer outro formato, por isso, e neste caso está indicado, no exemplo, no formato “SC 2,35”, uma tela com “100” polegadas diagonal, onde multiplicando altura vezes largura, teremos a mesma área visual, ou seja, o mesmo conforto visual.

Este detalhe soluciona a disparidade, quando temos uma tela no formato 1: 1,77 (16/9 HD), e trocamos para a fonte de imagem 1: 2,35, e com isto acontece como nos cinemas, onde teremos a projeção na tela não totalmente preenchida, devido ao enquadramento. Então na solução para garantir o conforto visual aos mais exigentes, tem-se a possibilidade em usar duas telas, ou telas duplas, sendo no exemplo da planilha, uma tela 92 pol. HD, e quando trocamos a imagem, troca para a tela 100 pol. SC. Como exemplo, os projetores da linha Panasonic, séries PTAE 4000; e acima, possuem duas memórias de zoom e foco, e também saídas “trigger” para seleção automatizada de acordo com a fonte de imagem.

*5 – A planilha também indica um numero de área de ambiência, em metros quadrados, ou seja, no home theater podemos ter apenas uma fileira de poltronas, ou também acrescentar outras, no objetivo de acomodar tecnicamente bem os convidados ou familiares, e assim sendo, esta disposição, deve ficar dentro desta área em metros quadrados. O formato da audiência é um pentágono, ao qual se referem os metros quadrados calculados na planilha, e na segunda etapa deste artigo, trataremos com mais detalhes, ou pode-se visualizar na tese já publicada.

Na 2º etapa mostraremos a solução de conceito para técnicos e instaladores, com mais detalhes a partir das informações apresentadas.

Agradeço aos comentários ou sugestões, e se desejar consultar para o seu home theater em específico, ficamos a disposição, para tal, por favor, utilize a página do contato, ou mais especificamente clienteamigo@kreische.com.br

Continuaremos no próximo (2° etapa) para os técnicos, instaladores, revendedores e interessados.

Cordialmente.

Luis Kreische

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *